Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD (Mestrado)

A REJUR (ISSN 2526-9488) é um periódico online e de acesso aberto, veiculando artigos na área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado Acadêmico – da UFERSA.

Com fluxo contínuo de recebimento e periodicidade semestral, a revista está vinculada ao curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e às áreas das Ciências Sociais Aplicadas e afins que se inserem dentro de sua área de concentração. Subdividida em duas linhas de pesquisa, a REJUR busca dialogar com pesquisas locais, regionais, nacionais e internacionais. Sua missão é potencializar debates sobre Direito, Estado e Sociedade em uma pluralidade de enfoques e objetos de pesquisa.

Para acessar a REJUR, clique aqui.
* * * * *

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Critérios e procedimentos para revisão dos trabalhos (double blind review)
Recebidos os artigos, eles passarão pelas seguintes etapas de revisão:
1) Aderência do tema com as linhas de pesquisa;
2) Remessa do trabalho a dois avaliadores (do Conselho Editorial ou pareceristas ad-hoc) para avaliação formal e de mérito no sistema “double blind review”;
– Havendo divergência fundamental entre os pareceristas, o artigo poderá ser encaminhado a um terceiro avaliador;
– Cada edição contará com exogenia de 75% entre os avaliadores;
3) Seleção, dentre os artigos aprovados, dos que comporão a próxima edição. Havendo mais trabalhos aprovados que o número máximo de cada edição, seguir-se-ão os seguintes critérios de desempate:
– exogenia de 75% entre os autores;
– recomendação das avaliações;
– pluralidade da edição quanto ao ramo do Direito; e
– artigos em língua estrangeira;
4) Salvo manifestação em contrário dos autores, artigos aprovados e eventualmente não publicados poderão vir a sê-lo em edições subsequentes, a critério do Conselho Editorial.
5) O Conselho Editorial reserva-se na prerrogativa de publicar ensaios de autores convidados, os quais não excederão a 25% dos veiculados na edição respectiva.

* * * * *

Periodicidade

A revista possui periodicidade semestral, observando os seguintes períodos:

jan./jun. | jul./dez.

* * * * *

Política de Acesso Livre

A REJUR adota a licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado.

* * * * *

Compromisso ético para autores e pareceristas

1. Pesquisas que envolvam seres humanos como objeto de pesquisa deverão ser previamente avaliadas pelos Comitês de Éticas em Pesquisa com Seres Humanos nos locais ou regiões em que a pesquisa for produzida;
2. A REJUR repudia a prática de plágios, fraudes acadêmicas e não incentiva o autoplágio;
3. Os Pareceristas devem indicar – de imediato – eventuais e potenciais conflitos de interesse. Um eventual conflito de interesse não impede, necessariamente, o processo de revisão de um artigo, mas uma comunicação imediata ao editor promove um processo de transparência importante para a tomada de decisão da Equipe Editorial;
4. O processo de revisão deve ser sempre conduzido de maneira sigilosa, sendo vedado o compartilhamento ou a utilização própria do material sob avaliação;
5. A REJUR tem trabalhado para que o tempo de avaliação dos artigos seja reduzido, a fim de se evitar demoras injustificadas no processo de editoração. Autores e pareceristas devem ter atenção aos prazos solicitados durante os processos de avaliação e revisão dos artigos.

* * * * *

Isenção de Taxas

A REJUR não cobra de seus leitores, autores, pareceristas ou conselheiros quaisquer valores a título de submissão, avaliação, publicação de artigos ou demais contribuições científicas.

* * * * *

Histórico do periódico

A Revista Jurídica da UFERSA (ISSN 2526-9488) é uma iniciativa do Curso de Direito da UFERSA. Com foco na produção e divulgação de conhecimento de qualidade no interior do semiárido nordestino, a revista busca refletir a multiplicidade de estudos na área do Direito, Estado e Sociedade. Criada em 2017, a REJUR tem publicação semestral.

8 de janeiro de 2019. Visualizações: 1861. Última modificação: 30/03/2020 13:42:23