Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD (Mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFERSA teve seu funcionamento autorizado pela CAPES em dezembro de 2018 e sua implementação ocorreu em 09 de janeiro de 2019, com a nomeação da primeira Coordenação do PPGD, responsável pela instituição do Colegiado do Programa e das ações estratégicas para a formação de pesquisadores e professores na área do Direito na região do semiárido.

O mestrado acadêmico em Direito da UFERSA tem por objetivo promover a verticalização do ensino jurídico, com vistas a inaugurar um novo ciclo de formação de pesquisadores e professores tanto para as instituições de ensino superior que ofertam o curso de Direito, quanto para os demais cursos que possuem disciplinas jurídicas em suas grades curriculares. Vocacionado para superar as assimetrias regionais, o programa possui uma sólida área de concentração em “Direito, Democracia e Conflitos Socioeconômicos” e duas linhas de pesquisas: 1) Constituição, desenvolvimento e as transformações na ordem econômica e social e 2) Estado, conflito e direitos fundamentais.

Por ano, o PPGD oferta 20 vagas, com 10 vagas para cada linha. O processo seletivo é por meio de edital, com publicação prevista anualmente no mês de julho.

Em nossa página, o leitor encontrará informações detalhadas sobre as atividades do programa, com seus objetivos, projetos de pesquisa, linhas de pesquisa e área de concentração, corpo docente, corpo discente, estrutura curricular, ações de internacionalização, processos seletivos e acesso a defesas promovidas no âmbito do programa.

Criação do PPGD

Decisão Consuni n. 063/2018. Clique aqui.

Portaria de Reconhecimento n. 478/2020 MEC. Clique aqui.

16 de abril de 2020. Visualizações: 4921. Última modificação: 03/09/2021 18:01:05