Revista Jurídica da UFERSA é reclassificada como Qualis A2 pelo sistema CAPES

Servidor 17 de julho de 2024. Visualizações: 15. Última modificação: 17/07/2024 15:39:54

A Revista Jurídica da Universidade Federal Rural do Semiárido (REJUR) recebeu uma excelente notícia nesta quarta-feira (17): o periódico foi reclassificado para Qualis A2 pelo sistema CAPES, conforme publicação no Diário Oficial da União. Esta reclassificação, resultado de um recurso submetido pelo Conselho Editorial em janeiro de 2023, representa um reconhecimento significativo das boas práticas editoriais e da qualidade dos trabalhos publicados na revista.

A REJUR (ISSN 2526-9488), agora classificada como Qualis A2, é um periódico online de acesso aberto, que se dedica à publicação de artigos na área de concentração “Direito, Estado e Sociedade”. Com fluxo contínuo de recebimento e periodicidade semestral, a revista está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFERSA, bem como às áreas das Ciências Sociais Aplicadas e afins que se inserem em sua área de concentração.

O Editor-Chefe da REJUR, professor Rafael Lamera Giesta Cabral, expressou seu entusiasmo com a nova classificação: “Esse resultado espetacular reflete o trabalho árduo e o compromisso da nossa equipe editorial, dos autores e das autoras, e dos(as) avaliadores(as) em manter um alto padrão de qualidade. A reclassificação para A2 pela CAPES é um reconhecimento importante e um incentivo para continuarmos a promover debates acadêmicos relevantes e inovadores. Convidamos a todas as pessoas interessadas para publicarem suas pesquisas em nosso periódico, que a partir de agora, possui um dos maiores estratos na CAPES.”

A revista está organizada em duas linhas de pesquisa principais:

Linha 1: Democracia, Constituição e as transformações na ordem social e econômica. Esta linha contempla estudos no campo da política, história e constituição, bem como suas ações frente aos dilemas contemporâneos, como acesso à justiça, democracia, administração pública, meio ambiente, ordem social e econômica. A linha tem potencializado inovações reflexivas sobre o fenômeno jurídico-político, proporcionando alternativas significativas para a análise do direito.

Linha 2: Estado, conflito e direitos fundamentais. As investigações nesta linha exploram as múltiplas relações decorrentes do processo de afirmação e concretização de direitos fundamentais, destacando estudos relacionados a direitos humanos, sociologia política, relações de poder, direitos políticos, sanção penal e movimentos sociais.

Com a missão de potencializar debates sobre Direito, Estado e Sociedade a partir de uma pluralidade de enfoques e objetos de pesquisa, a REJUR se consolida como um importante veículo de disseminação de conhecimento científico na área do Direito. A reclassificação para Qualis A2 é um marco que reforça o compromisso da revista com a excelência acadêmica e a relevância social de suas publicações.

Para mais informações e acesso aos artigos publicados, visite o site da REJUR clicando aqui.