Série de eventos científicos marca o primeiro semestre de 2024 do PPGD

Eventos 10 de julho de 2024. Visualizações: 23. Última modificação: 10/07/2024 21:01:18

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Ufersa realizou uma série de eventos científicos de destaque no primeiro semestre de 2024, abordando temas relevantes e atuais para a área jurídica.

Organizados pelos professores Valter Moura do Carmo, Pablo Georges Cícero Fraga Leurquin, Ulisses Levy Silvério dos Reis e Felipe Araújo Castro, os eventos contaram com a participação de renomados palestrantes de diversas instituições, como UFMG, UFPI, UFPR, Unichristus, Mackenzie, Uni7 e Atitus, e atraíram estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais, de todo o Brasil.

A programação diversificada incluiu eventos sobre metodologia da pesquisa jurídica, como “Análise de discurso: procedimentos e possibilidades”, “Planejamento e execução de uma entrevista semiestruturada”, “Como fazer uma revisão sistemática integrativa no Direito”, “Pesquisa quantitativa em Direito”, “A escrevivência como método de pesquisa em Direito” e “O estudo de caso na sociologia dos tribunais”, além de debates sobre temas específicos, como “A genealogia como radicalidade histórica”, “Litigância socioambiental: o caso da mina Guaíba no delta do Jacuí”, “Como aprovar o seu artigo numa revista jurídica qualificada” e “A desconstrução do direito do trabalho em decisões judiciais”.

Questões atuais para a democracia também foram discutidas em eventos como “Juristas contra a democracia: usos do Direito e desintegração democrática” e “Do Direito nazifascista ao ‘neo’constitucionalismo à brasileira: método jurídico, não-Direito e outras reflexões”. Além disso, temas contemporâneos como os “Crimes cibernéticos e sua evolução à luz do Direito brasileiro” foram abordados, e a importância da “Produção, divulgação científica e currículo Lattes” foi destacada para os mestrandos ingressantes do PPGD.

A série de eventos do primeiro semestre de 2024 demonstra o compromisso do programa com a formação de pesquisadores qualificados e a promoção de debates acadêmicos relevantes, reforçando sua importância no cenário jurídico brasileiro.