Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD (Mestrado)

I Seminário de Pesquisa do Observatório de Práticas Sociojurídicas

Eventos 6 de abril de 2021. Visualizações: 2633. Última modificação: 07/04/2021 16:02:14

O Programa de Pós-graduação em Direito da Ufersa (PPGD/Ufersa) faz saber que o I Seminário de Pesquisa do Observatório de Práticas Sociojurídicas será realizado entre os dias 01 e 03 de junho de 2021.

O seminário consiste em uma iniciativa do Observatório de Práticas Sociojurídicas, que reúne pesquisadores e pesquisadoras de 16 instituições de ensino superior, de diferentes regiões, em torno da organização de 10 Grupos de Trabalho (GT’s) e da realização de 3 conferências. As ações têm em comum gravitarem em torno da observação da atuação concreta de juristas, a partir da análise de seus comportamentos nos diferentes campos sociais sobre os quais incide a linguagem jurídica.

Os GT’s oferecem oportunidades de apresentação de trabalhos, na modalidade de comunicações orais, para discentes de graduação e pós-graduação em direito e áreas afins. As conferências objetivam apresentar o estado da arte das observações sobre o campo jurídico a partir da experiência de pesquisadores e pesquisadores com trabalhos consolidados na área. As inscrições no Seminário são inteiramente gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento, no caso das conferências, e até o dia 13 de maio, para aqueles/as que desejam apresentar trabalhos nos GT’s.

A lista completa com a descrição de todos os GT’s do Seminário, bem como maiores instruções sobre prazos, procedimentos de inscrição, envio de trabalhos e formatação dos resumos pode ser encontrada na Chamada de Resumos.

O Seminário marca ainda o lançamento da primeira obra coletiva do grupo de pesquisa, Observatório de Práticas Sociojurídicas: programas de pesquisa para o campo jurídico profissional, na qual pesquisadores e pesquisadoras do Observatório apresentam reflexões teóricas e metodológicas sobre suas próprias pesquisas, apresentadas na forma de programas de pesquisas diversos, que objetivam influenciar e orientar pesquisas futuras sobre o campo jurídico profissional.

O livro físico poderá ser adquirido em breve no site da editora CRV, mas já encontra-se disponível gratuitamente em formato digital, no site da mesma editora: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35751-observatorio-de-praticas-sociojuridicas-brprogramas-de-pesquisa-para-o-campo-juridico-profissional

Para acessar a lista com os GT’s do seminário, clique aqui.

Para acessar o documento com as regras de submissão do resumo e o seu modelo, clique aqui.

Para acessar o tutorial para inscrição no seminário, clique aqui.

Para acessar a programação do seminário, clique aqui.