Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD (Mestrado)

PPGD promove as primeiras defesas de dissertações

Pesquisa 15 de dezembro de 2020. Visualizações: 453. Última modificação: 16/12/2020 14:31:42

O PPGD-UFERSA convida todos os interessados a participarem das primeiras defesas de dissertação de mestrado em Direito. As atividades do programa começaram em janeiro de 2019 e após quase dois anos, 6 (seis) defesas ocorrem nesse mês de dezembro. Para o coordenador do PPGD, prof. Rafael Cabral, “as defesas a serem realizadas concretizam um trabalho coletivo e individual de longa duração, pois ao destacar o empenho dos discentes e orientadores na construção de pesquisas inovadoras, também contribuem para uma nova fase de amadurecimento do programa como um todo. Estamos diante de uma experiência de sucesso e que também reflete a positiva política da coordenação de Área do Direito na CAPES em iniciar a interiorização dos programas de pós-graduação stricto sensu no interior do nordeste”.

Em 16 de dezembro, as duas primeiras defesas do programa ocorrem a partir das 9h, com os candidatos Fernanda Lucena de Albuquerque e  Augusto de França Maia, que defendem, respectivamente, as pesquisas: “Limites e consequências da política de concessão de incentivos tributários em um contexto de crise econômico-financeira no município de Mossoró” e “Do trono à masmorra, um príncipe que não virou rei: uma análise jurídica da prisão cautelar e da colaboração premiada de Marcelo Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato”.

No dia 18 de dezembro, às 10h, a candidata Luiza Beattrys Pereira dos Santos Lima defende a pesquisa “Preservação dos manguezais e a exploração salineira no Estuário Apodi-Mossoró: o conflito jurídico sob a ótica do direito ao desenvolvimento”.

Em 22 de dezembro, às 14:30h, o candidato Iury Alves de Sousa defende a pesquisa “A escravidão contemporânea à luz da crise constitucional brasileira”. A partir das 15h, o candidato George Lucas Souza Diógenes apresenta a dissertação: “Os fundamentos teóricos da resolução privada de conflitos: as implicações jusfilosóficas do conceito de sociabilidade humana entre o Contratualismo Clássico e o Iluminismo escocês”.

Encerramento as defesas de dezembro, a candidata Vitória Larissa Dantas de Morais, no dia 23, às 14h, defende a pesquisa “Vinhos Novos em Odres Velhos: a influência cristã nas discussões sobre o direito à proteção das religiões indígenas na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988)”.

Acompanhe aqui os cronogramas de defesas. Para assistir as defesas remotas, basta solicitar o link encaminhando um e-mail para ppgd@ufersa.edu.br.

Por fim, o PPGD-UFERSA parabeniza todos os candidatos e seus respectivos orientadores pelas defesas das dissertações.