Ciclo de Conferências do PPGD discutirá “O Direito à Comunicação como Direito Humano”

Pesquisa 24 de julho de 2020. Visualizações: 1184. Última modificação: 24/07/2020 19:49:32

No próximo dia 29 de julho, às 19h (horário de Brasília), como parte do seu 2º Ciclo de Conferências, o PPGD receberá a Profª Dra. Oona de Oliveira Caju  (UFERSA), que abordará o seguinte tema: “O Direito à Comunicação como Direito Humano: as contribuições do pensamento latino-americano para o Grande Debate”.

A Profª Oona é Professora do Curso de Direito da Universidade Federal do Semi-Árido; Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e Doutorado em Direito pela Universidade de Brasília (2020). Compõe o Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente no seguinte tema: direitos humanos, proteção, sistema interamericano, direito à comunicação.

A conferência será a décima terceira no estilo webinar promovida pelo PPGD em tempos de emergência por conta da Covid-19. As ações buscam manter tanto discentes quantos pesquisadores em constante diálogo com temas que fortalecem as linhas de pesquisa desenvolvidas no mestrado em Direito.

Inscreva-se aqui, no Sigaa Eventos.

Link para a conferência – Google Meet: clique [meet.google.com/xrz-fyaz-bue]

Certificado de 4h.

Confira o resumo da conferência:

O desenvolvimento de estruturas globais de comunicação, intensificado pela tecnologia de satélites, a partir dos anos 1950, ocorreu intimamente relacionado aos contextos de transformações geopolíticas e reacomodação do sistema capitalista mundial. As dinâmicas econômicas, bélicas, políticas, culturais fizeram-se cada vez mais atreladas aos novos sistemas de comunicação, ao que se colocou uma reação social, que denunciava a dimensão desse campo de poder e reivindicava a participação popular na construção e controle das novas estruturas globais. Esse conflito está na gênese na reivindicação do Direito à Comunicação, discussão que ganhou destaque global durante o Grande Debate da Comunicação, nos anos 1970 e 80. Os países do então chamado Terceiro Mundo foram protagonistas desse debate e as contribuições teóricas e políticas da América Latina tiveram um papel fundamental. A conferência visa a apresentar, de maneira introdutória, o pensamento latino-americano sobre o Direito Humano à Comunicação, relacionando-o com a luta política dos países de Terceiro Mundo por relações geopolíticas mais equânimes com os países do centro capitalista e, internamente, por transformações sociais profundas.