PPGD recebe pesquisadora para discutir Direitos Humanos e suas metamorfoses no tempo

Eventos 17 de julho de 2020. Visualizações: 519. Última modificação: 17/07/2020 12:35:25

No próximo dia 22 de julho, às 19h (horário de Brasília), como parte do seu 2º Ciclo de Conferências, o PPGD receberá a Profª Dra. Gilmara Joane Macêdo de Medeiros  (UFERSA), que abordará o seguinte tema: “Os direitos humanos e as metamorfoses do tempo: compreendendo a sua (re)invenção crítica”.

A Profª Gilmara é Professora do curso de direito da Universidade Federal do Semi-árido; Doutora em Direito pela Universidade de Brasília; Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba; Graduada em Direito na Universidade Federal da Paraíba; Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido – UFERSA; Atualmente desenvolve pesquisas em Teoria dos Direitos Humanos e proteção dos Defensores de Direitos Humanos, Feminismo e Direito; Principais áreas de pesquisa: Teoria Política; Teoria do Direito; Sociologia Jurídica, Direito Constitucional, Feminismo.

A conferência será a décima segunda no estilo webinar promovida pelo PPGD em tempos de emergência por conta da Covid-19. As ações buscam manter tanto discentes quantos pesquisadores em constante diálogo com temas que fortalecem as linhas de pesquisa desenvolvidas no mestrado em Direito.

Inscreva-se aqui [https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/2780], no Sigaa Eventos.

Link para a conferência – Google Meet: clique aqui [meet.google.com/hkq-iiwj-jsu]

Certificado de 4h.

Confira o resumo da conferência:

A presente conferência propõe-se a discutir o trabalho de tese de título homônimo. Pretende-se situar os direitos humanos historicamente, evidenciando as principais transformações epistemológicas por eles atravessadas e a sua relação com os desafios do tempo. Nosso objetivo é o de apresentar as variadas perspectivas críticas direcionadas à concepção tradicional dos direitos humanos – ancorada na filosofia política liberal e normativa do direito -, em especial, analisando as contribuições de estudiosos(as) contemporâneos que postulam por uma reinvenção de sua epistemologia. Pretendemos, portanto, evidenciar quais fatores contribuíram para a emergência da denominada reinvenção crítica, analisando seus pontos de partida e de dissonância com a teoria tradicional dos direitos humanos.