PPGD recebe pesquisador da Université de Montréal – Canadá para Ciclo de Conferência

Pesquisa 27 de maio de 2020. Visualizações: 581. Última modificação: 27/05/2020 19:33:27

A sexta conferência do ciclo do PPGD ocorrerá em 03 de junho, às 19h , quando o PPGD recebe o pesquisador da Université de Montréal (Canadá), prof.  Cristiano Therrien, com a palestra: “O imaginário jurídico das cidades inteligentes – Relações entre o Direito e o futuro”. As inscrições são gratuitas, via Sigaa Eventos UFERSA, e já estão disponíveis para todos os interessados. Em decorrência da pandemia Covid-19, o Mestrado em Direito da UFERSA lança 9 conferências no formato Webinar, como forma de aproximar pesquisadores, discentes e docentes em tempos de isolamento social. O alcance das conferências tem se destacado, gerando mais de 120 acessos simultâneos via a Plataforma Google Meet.

Conheça nossas conferências:

Conferência 6: 03/06/2020 – O imaginário jurídico das cidades inteligentes – Relações entre o Direito e o futuro, Prof. Cristiano Therrien (Université de Montréal – Canadá)

Conferência 7: 10/06/2020 – Governamentalização da Justiça no Brasil e dispositivo jurisdicional de exceção, Prof. Dr. Thiago Arruda Queiroz Lima (UFERSA)

Conferência 8: 17/06/2020 – O licenciamento ambiental como instrumento para uma gestão integrada dos recursos minerais no espaço marinho brasileiro, Profa. Dra. Raquel Araújo Lima

Conferência 9: 24/06/2020 – Práticas de estatalidade: As políticas de pesquisa para uma sociologia política do direito brasileiro, Prof. Dr. Pedro Heitor Barros Geraldo (UFF).

Acesse aqui informações sobre as demais conferências a realizar-se em maio e junho de 2020, com link para a conferência.

Inscrições: SigEventos – UFERSA, clique aqui.

Acesse a conferência online em (Hangouts Meet). Link: meet.google.com/zwf-pcjn-faj

Veja aqui:

Prof. Cristiano Therrien (Université de Montréal – Canadá)

Conferencista

Resumo:

O encontro online apresentará resultados de uma pesquisa de doutorado sobre cidades inteligentes realizada na Faculdade de Direito da Université de Montréal. A tese descreve soluções digitais e questões sociais relativas a tecnologias inovadoras, modelos adotados e projetos de smart city em todo o mundo. As temáticas e perspectivas apresentadas foram identificadas por meio de ferramentas automatizadas de análise de texto, as quais extraíram palavras-chave de bases de dados formadas por publicações acadêmicas e de mídia. Elementos jurídicos emergiram desse processo de mineração de texto, tais como: privacidade, segurança, transparência, participação, accountability e governança. Uma visão geral de casos concretos foi produzida a partir das informações disponíveis sobre as políticas públicas sobre os projetos de Big Data nas prefeituras do Rio de Janeiro e Montreal, bem como uma análise da regulação aplicável nos contextos brasileiro e canadense. Abordagens combinadas de ciência e literatura foram exploradas para refletir sobre as preocupações normativas representadas pelos desafios globais e riscos locais trazidos pela vigilância urbana, mudança climática e desigualdade social. A ficção científica do subgênero Cyberpunk se revelou útil para tratar de questões a ser enfrentadas no tempo presente, com ênfase no futuro da democracia. Os resultados revelaram que a tese resultante versou sobre a complexa rede de práticas e sentidos entre o Direito (pós)moderno e o imaginário do futuro próximo.