Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD (Mestrado)

Genealogia histórica do campo jurídico brasileiro é o tema do novo Ciclo de Conferências do PPGD

Pesquisa 13 de maio de 2020. Visualizações: 678. Última modificação: 13/05/2020 16:33:10

Em 20 de maio de 2020, às 19h, o PPGD recebe o professor Dr. Felipe Araújo Castro (UFERSA) para a quarta etapa do Ciclo de Conferências do PPGD. As inscrições são gratuitas, via Sigaa Eventos UFERSA, e já estão disponíveis para todos os interessados. Em decorrência da pandemia Covid-19, o Mestrado em Direito da UFERSA lança 9 conferências no formato Webinar, como forma de aproximar pesquisadores, discentes e docentes em tempos de isolamento social. O alcance das conferências tem se destacado, gerando mais de 120 acessos simultâneos via a Plataforma Google Meet.

Conheça nossas conferências:

Conferência 4: 20/05/2020 – Genealogia histórica do campo jurídico brasileiro: liberalismo-conservador, autoritarismo e reprodução aristocrática, Prof. Dr. Felipe Araújo Castro (UFERSA)

Conferência 5: 27/05/2020 – Celso Furtado, subdesenvolvimento e democracia no Brasil, Prof. Dr. Pablo Georges Cícero Fraga Leurquin (UFJF)

Conferência 6: 03/06/2020 – O imaginário jurídico das cidades inteligentes – Relações entre o Direito e o futuro, Prof. Cristiano Therrien (Université de Montréal – Canadá)

Conferência 7: 10/06/2020 – Governamentalização da Justiça no Brasil e dispositivo jurisdicional de exceção, Prof. Dr. Thiago Arruda Queiroz Lima (UFERSA)

Conferência 8: 17/06/2020 – O licenciamento ambiental como instrumento para uma gestão integrada dos recursos minerais no espaço marinho brasileiro, Profa. Dra. Raquel Araújo Lima

Conferência 9: 24/06/2020 – Práticas de estatalidade: As políticas de pesquisa para uma sociologia política do direito brasileiro, Prof. Dr. Pedro Heitor Barros Geraldo (UFF).

Acesse aqui informações sobre as demais conferências a realizar-se em maio e junho de 2020, com link para a conferência.

Inscrições: SigEventos – UFERSA, clique aqui.

Certificado: 4h

Conferência online em (Hangouts Meet). Link: meet.google.com/zzo-xrsf-rku

Abaixo, informações sobre a conferência 4:

20 DE MAIO DE 2020 (QUARTA-FEIRA, ÀS 19h)

Genealogia histórica do campo jurídico brasileiro: liberalismo-conservador, autoritarismo e reprodução aristocrática

Conferência

Prof. Dr. Felipe Araújo Castro

Conferencista

Resumo:

Genealogia histórica do campo jurídico nacional: do Império à República. O objetivo central da conferência é descrever o contexto de emergência do campo jurídico nacional, tendo por referência o método de exposição e pesquisa desenvolvido por Bourdieu nas suas análises acerca do protagonismo estratégico dos juristas na formação do Estado moderno. A intenção é demonstrar como as características que compõe o sentido do jogo do campo jurídico e do habitus de suas elites hoje – liberalismo-conservador, autoritarismo e reprodução aristocrática – são, em grande medida, continuações de traços genéticos presentes na fundação do campo jurídico nacional, que logram se perpetuar no tempo apesar das reformas na forma política do Estado. Os dois eventos privilegiados em nossa análise serão a construção do Estado nacional e o advento da República, por entendermos que foram nesses dois momentos de (re)arranjos políticos que surgiu e se consolidou o padrão nacional de manutenção do “velho” nas “novas” formas de organização política. Pretendemos contar essa história a partir da análise do habitus das elites jurídicas – grupo que continha muitos dos principais artífices de ambos os projetos –, sempre tendo por referência a inserção desses agentes nos pontos de interface entre os campos jurídico, político e econômico.