Conferência do PPGD discutirá a experiência constitucional da República de Weimar (1919)

Pesquisa 29 de abril de 2020. Visualizações: 697. Última modificação: 29/04/2020 22:21:04

O PPGD anuncia mais um Ciclo de Conferências em 2020. Entre abril e junho, o Programa prepara 9 conferências sobre temas de relevância para o sistema jurídico. A primeira conferência foi realizada na última quarta-feira, 29, quando 119 ouvintes participaram da WEBINAR. Para o coordenador do evento, prof. Rafael Cabral, a experiência foi um completo sucesso: “a Webinar permitiu que o Programa pudesse ampliar seu impacto social para participantes de inúmeros estados da federação, quando registramos ouvintes da Paraíba, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e até do exterior”.

Em 06 de maio de 2020, às 19h, o PPGD receberá o prof. Dr. Raoni Macedo Bielschowsky, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, com o tema “A luta pelo método da República de Weimar: origens da teoria da Constituição. Leia a chamada completa abaixo, com infomações sobre inscrições e link para a conferência.

Acesse aqui o cronograma de todas as conferências para maio de julho.

06 DE MAIO DE 2020 (QUARTA-FEIRA, ÀS 19h)

A luta pelo método da República de Weimar: origens da Teoria da Constituição

Prof. Dr. Raoni Macedo Bielschowsky (UFU)

Conferencista

Resumo

A Constituição de Weimar representou a primeira experiência que tentou realmente conciliar constitucionalismo e democracia. Caracterizada por grandes inovações, como, por exemplo, a projeção de um Estado Social, a Constituição Alemã de 1919 despertou grandes paixões, quer daqueles que pretendiam defendê-la, mas, sobretudo, daqueles que a atacavam. Com suas contradições e esperanças, compôs o cenário da República de Weimar, famoso por suas intensas disputas políticas, por sua riquíssima vida cultural e por seu trágico fim. Durante esse período, é possível dizer que se conformou o surgimento e autonomia da disciplina “Teoria da Constituição”, desenvolvida particularmente a partir dos debates e, muitas vezes, mesmo, dos embates teóricos travados entre alguns dos juristas mais importantes do período, em episódio que ficou conhecido como a luta pelo método. Assim sendo, apresentar-se-á um quadro geral da luta pelo método, destacando as principais contribuições de seus mais importantes atores, além dos desdobramentos teóricos que mais significativamente impactaram a continuidade das discussões da Teoria da Constituição.

Inscrições: SigEventos – UFERSA, clique aqui.

Certificado: 4h

Acesse a conferência online em (Hangouts Meet). Link: meet.google.com/bqt-ifmm-ibg