Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD (Mestrado)

PPGD promove o Ciclo de Conferências na versão webinar

Responsabilidade Social 20 de abril de 2020. Visualizações: 1362. Última modificação: 13/05/2020 16:30:55

O PPGD da UFERSA retoma seu tradicional Ciclo de Conferências para o ano de 2020. A novidade é que todo o evento será online, na versão webinar, via Hangouts Mett. Com essa ação, o PPGD cumpre sua missão social, ao mesmo tempo em que protege todos os participantes, mantendo o isolamento social. Estão programadas 8 Webinars entre abril e junho de 2020, sempre nas quartas-feiras, às 19h. Caso a suspensão do calendário acadêmico da UFERSA seja cancelada, as conferências ocorrerão às 17h. Para o coordenador do Mestrado, prof. Dr. Rafael Lamera Giesta Cabral, “essa será uma experiência inédita para todos os que fazem o PPGD. Esperamos que os resultados sejam positivos e que o uso da tecnologia possa ampliar a função social de nosso mestrado, alcançando o maior número de pessoas por todo o país”.

As inscrições ocorrerão via Sigaa Eventos UFERSA (clique aqui), com certificação de 4h. Cada conferência comportará até 250 ouvintes.

Conheça nossas conferências

Conferência 1: 29/04/2020 – Algumas contribuições da neurociência cognitiva para explicar a decisão judicial, Prof. Dr. Daniel Pessoa (UFERSA)

Conferência 2: 06/05/2020 – A luta pelo método da República de Weimar: origens da Teoria da Constituição, Prof. Dr. Raoni Macedo Bielschowsky (UFU)

Conferência 3: 13/05/2020 – Justiça Militar e Direitos Humanos no Brasil: a competência para o julgamento de crimes cometidos por militares contra civis a partir dos parâmetros constitucionais e internacionais, Prof. Dr. Ulisses Levy Silvérios dos Reis (UFERSA)

Conferência 4: 20/05/2020 – Genealogia histórica do campo jurídico brasileiro: liberalismo-conservador, autoritarismo e reprodução aristocrática, Prof. Dr. Felipe Araújo Castro (UFERSA)

Conferência 5: 27/05/2020 – Celso Furtado, subdesenvolvimento e democracia no Brasil, Prof. Dr. Pablo Georges Cícero Fraga Leurquin (UFJF)

Conferência 6: 03/06/2020 – O imaginário jurídico das cidades inteligentes – Relações entre o Direito e o futuro, Prof. Cristiano Therrien (Université de Montréal – Canadá)

Conferência 7: 10/06/2020 – Governamentalização da Justiça no Brasil e dispositivo jurisdicional de exceção, Prof. Dr. Thiago Arruda Queiroz Lima (UFERSA)

Conferência 8: 17/06/2020 – O licenciamento ambiental como instrumento para uma gestão integrada dos recursos minerais no espaço marinho brasileiro, Profa. Dra. Raquel Araújo Lima

Conferência 9: 24/06/2020 – Práticas de estatalidade: As políticas de pesquisa para uma sociologia política do direito brasileiro, Prof. Dr. Pedro Heitor Barros Geraldo (UFF).

 

Veja aqui maiores informações sobre a Conferência 1.

A primeira conferência será em 29 de abril de 2020, às 19h, com o tema: “Algumas contribuições da neurociência cognitiva para explicar a decisão judicial”, a ser ministrada pelo prof. Dr. Daniel Pessoal (UFERSA).

Inscrições: SigEventos – UFERSA, clique aqui.

Certificado: 4h

Acesse a conferência online em (Hangouts Meet). Link: meet.google.com/qjo-xiow-kzx

Veja aqui o calendário das conferências para 2020.1

Leia abaixo o resumo da primeira conferência:

“A conferência será realizada a partir da tese de doutorado que defendi, na qual desenvolvi observações sobre casos concretos que atuei, acompanhei ou tive acesso e conhecimento de alguma forma (fontes primárias); de dados estatísticos processuais; documentos oficiais do Poder Judiciário; documentos das associações, colégios, fóruns e eventos da magistratura; referências bibliográficas selecionadas; matérias jornalísticas; e outras fontes secundárias; para apresentar descrições sobre fenômenos, condicionantes e/ou fatores que ocorreram e que podem acontecer na produção das decisões judiciais, sem qualquer pretensão de esgotar os temas nem de oferecer um modelo pronto e acabado em relação ao modo de produção das decisões judiciais. Naquela tarefa observacional, trabalhei com categorias da teoria dos sistemas de Humberto Maturana e Francisco Varela, bem como de Niklas Luhmann e Raffaele De Giorgi. Usei as noções de saber jurídico dominante e senso comum linguístico dos juristas, produzidas por Luis Alberto Warat e Leonel Severo Rocha. E, ainda, tomei de empréstimo a concepção do processo de silenciamento da análise de discurso proposta por Eni Puccinelli Orlandi. Os referenciais citados me serviram como chaves de leitura para enxergar e descrever os elementos, fenômenos e circunstâncias que estiveram envolvidos na produção das decisões judiciais dos casos concretos observados. Em razão da proposta interdisciplinar, apresentei descrições sobre as estruturas do sistema nervoso central, os processos encefálicos refletidos e não refletidos, e a tomada de decisão em meio àqueles processos encefálicos, a partir de diversos referenciais da neurociência cognitiva. Consequentemente, tendo por objetivo expor possíveis implicações e contribuições da neurociência cognitiva para as explicações sobre a decisão judicial, apresentei algumas correlações entre os fenômenos descritos acerca do modo de produção das decisões judiciais e o sistema nervoso central de quem decide, conforme os elementos colhidos na neurociência cognitiva” – Prof. Dr. Daniel Pessoa.